Diário de Caravelas

Interrogatório ou podcast? Bolsonaro e a ideia de falar ao vivo sobre golpe

Nesta segunda-feira, 9 de junho, o ex-presidente Jair Bolsonaro pisa no Supremo Tribunal Federal (STF) pela primeira vez como réu. A cena marca um momento histórico na política brasileira: o ex-chefe do Executivo será interrogado por suposta tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

A maratona de depoimentos começou com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, seguido por outros sete acusados. Bolsonaro, sexto na ordem alfabética, deve depor entre terça e quarta-feira. As sessões serão transmitidas ao vivo, com previsão de duração até sexta-feira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o ex-presidente de liderar uma organização criminosa para impedir a posse de Lula. A tentativa teria falhado pela ausência de apoio dos altos comandos militares. Se condenado, Bolsonaro pode pegar até 40 anos de prisão.

Apesar de inelegível para 2026, o ex-mandatário mantém viva sua ambição política. Na semana passada, declarou que não pretende se calar: “É excelente falarmos ao vivo sobre golpe. Quero esclarecer o que aconteceu.”

O depoimento promete ser tenso, com encontro frente a frente entre Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, a quem o ex-presidente já chamou de “ditador”. Além de Moraes, a PGR e os advogados poderão interrogar os réus.

O processo também inclui quatro ex-ministros, os ex-comandantes da Marinha e da Abin. A sede do STF, alvo de vandalismo por bolsonaristas em janeiro de 2023, volta a ser palco de um episódio que pode mudar os rumos da democracia brasileira.

Por Redação

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

NOTICIA (6)
NOTICIA (18)
Praia-Pontal-do-Sul-em-Caravelas-BA
NOTICIA (19)
ajustes-na-corrida-1536x864
NOTICIA (21)
2020-ubs-intern0
NOTICIA (6)
whatsapp-image-2023-03-08-at-16.28
o+que+sao+bairros+industriais-640w
letreiro-rua-do-porto
cda231115gz717
NOTICIA (8)
NETO-01